O sol emana raios UVA, UVB e UVC. Esses raios são imperceptíveis à visão, mas podemos sentir os efeitos em nosso corpo, especialmente em nossa pele e olhos.

Totalmente bloqueados pela camada de ozônio, os raios UVC não adentram no planeta terra e dessa maneira não nos atingem.

Nossas atenções se voltam então para os raios UVA e UVB cuja exposição demasiada e constante a eles pode causar diversos danos à pele e olhos.

Os raios que mais geram preocupação são os raios UVA, pois eles continuam incidindo sobre a pele todos os dias, independente do clima.

Esteja frio, chuva, sol, garoa ou até neve, os raios UVA estarão presentes atuando sobre a pele, penetrando-a profundamente, podendo causar envelhecimento precoce, manchas na derme, alergias e doenças graves como o câncer de pele.

Esses raios UVA são os que mais preocupam e representam 95% da radiação solar emanada.

O período mais crítico é após as 9h da manhã, se estendendo até as 16h quando a posição do sol está mais proeminente sobre o planeta. Com isso, quando não há prevenção, esses raios podem se tornar perigosos não só para crianças, como também para adultos.

Sardas e manchas são resultados de uma exposição contínua e exagerada a esses dois tipos de raios violeta. E ainda podemos mencionar o tão temido câncer de pele.

Qual o significado de UVA e UVC?

A sigla UV significa ultravioleta. Assim, UVA significa ultravioleta A, UVB ultravioleta B e, obviamente, UV significa ultravioleta C.

Raios UVA: raios ultravioleta A possuem altíssima incidência na superfície do planeta, sendo maior do que os raios UVB, pois seu impacto independe do clima, mantendo sua ação mesmo em tempos chuvosos e nublados. Sua presença ocorre desde os primeiros raios de sol até os últimos. São imperceptíveis aos olhos, mas enquanto dia, bombardeiam nossa pele.

Raios UVB: ou raios ultravioleta B são os causadores de queimaduras e vermelhidões na pele após determinado período de exposição ao sol. Estes raios têm ação mais contundente em estações mais quentes do ano.

Raios UVC: Estes, como dissemos antes, são totalmente bloqueados pela camada de ozônio, não sendo prejudiciais á saúde.

Como se proteger dos raios UVA e UVB?

Roupas com proteção UV, protetor solar, evitar estar exposto ao sol demasiadamente e nas horas mais críticas são algumas medidas que podem ser adotadas.

Porém, e quando estamos dentro da nossa casa, escritório ou até mesmo dentro do carro e o sol é inevitável?

É aí que entram as películas de proteção solar, com ação de redução de calor e bloqueio total dos raios UVA.

Antes as películas que eram utilizadas apenas para escurecimento do vidro, hoje podem ser utilizadas também para proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares.

O insulfilm de proteção solar, como também é conhecido, está disponível em diversas configurações que visam atender gostos, necessidades e restrições das pessoas.

 

Como funciona a película de proteção UVA e UVB?

Essas películas são adesivadas aos vidros de superfície lisa para melhor aderência e sua durabilidade pode ser de dez anos ou mais, com garantia de fábrica.

Possuem em sua composição várias folhas de camadas que exercem funções diversas.

Uma película fumê com ação de proteção solar possui a camada de escurecimento, a camada de bloqueio de calor e múltiplas camadas de rejeição de raios UVA.

Com isso, o ambiente tão afetado pelo sol se torna imediatamente protegido tão logo o insulfilm UVA e UVB seja aplicado aos vidros.

Executamos o teste de rejeição de calor e proteção UV com aparelhos que medem a incidência precisa desses raios. Esta é uma forma de comprovar a ação protetiva destas películas, uma vez que há um número muito grande de materiais falsificados e de segunda linha no mercado que desbotam e deixam de proteger do sol em poucos meses de uso.

Em nossa empresa oferecemos garantia de fábrica em nossas películas que são originárias dos Estados Unidos.

 

Onde pode ser aplicada a película de proteção UVA e UVB

A aplicação deste insulfilm é muito ampla, podendo ser utilizado em:

  • Janelas
  • Varandas
  • Tetos de vidro
  • Janelas automotivas e para-brisas
  • Guarda-corpos
  • Claraboias
  • Fachadas de vidro
  • Vitrines

E qualquer outra superfície de vidro.