As novas construções arquitetônicas já incluem películas para vidros em seus planejamentos, afinal, a inovação nas tecnologias de produção, aliada a um rígido método de aplicação, fazem com que tais películas tenham uma performance altamente eficaz, que garante uma série de benefícios.

Entre esses benefícios, a redução de calor no interior do ambiente – e sem interferir na luminosidade do espaço – é um dos mais buscados, principalmente nas estações mais quentes do ano, como o verão.

Por diminuírem consideravelmente a entrada de calor, as películas também diminuem a necessidade do uso de ar-condicionado e dispositivos similares, o que, já a curto prazo, significa uma economia nos gastos com energia elétrica.

Embora significativas, essas não são as únicas vantagens das películas em projetos arquitetônicos. Neste artigo, você pode descobrir outros benefícios dessas películas, bem como entender os motivos que as fazem tão funcionais! Boa leitura!

Qual é a tecnologia por trás das películas de redução de calor?

Películas de redução de calor, também chamadas de películas de controle solar, são fabricadas através de tecnologias de ponta, que tornam possível diminuir a temperatura do ambiente sem necessariamente impactar na entrada de luz natural. Ou seja: com as películas de agora, é possível ter um lugar fresco e iluminado, sem a necessidade de usar ar-condicionado.

De forma similar, as películas também controlam a entrada de brilho excessivo. Essa ação é particularmente útil em espaços como escritórios e empresas, nos quais o uso dos computadores é alto e poderia ser comprometido caso permanecesse um brilho intenso.

Entre as principais razões pelas quais as películas são tão eficientes, podemos ressaltar a qualidade dos materiais utilizados em sua fabricação, que são muitos, a saber: nano-cerâmica, carbono, alumínio ou algum outro tipo de metal. Os processos de fabricação também impactam na qualidade e, entre os principais, estão: metalização a vapor, a metalização a vácuo, a pigmentação em profundidade, a laminação e a aplicação de absorventes de infravermelho e ultravioleta.

Esses últimos, por sua vez, são o que permite a significativa redução da entrada de calor e consequente equilíbrio térmico no local em que são aplicadas.

Quais os benefícios da instalação de películas para vidros?

Já sabemos que as películas conseguem reduzir significativamente a entrada de calor em um ambiente, certo? Mas, como eu disse no começo deste artigo, os benefícios não param por aí.

O bloqueio da entrada de raios ultravioleta é, sem dúvida alguma, outra grande vantagem da instalação de películas para vidros. Sabendo que esses raios são causadores de doenças de pele, como o câncer, é uma tranquilidade saber que, pelo menos no interior de sua casa, escritório ou local comercial, você estará protegido. E, mais: o bloqueio é praticamente completo, já que ultrapassa os 99% de bloqueio da entrada dessa radiação.

Diminuir a entrada de raios UV traz benefícios tanto para a saúde das pessoas como para a conservação de móveis ou objetos. Afinal, esses raios também são nocivos a móveis, carpetes, tapetes, obras de arte, entre outros, já que aceleram o processo de degradação natural ao qual estão expostos.

Outra vantagem que vale a pena estar nessa lista é a privacidade. Ambientes equipados com películas para vidros estão livres do olhar de curiosos. Engana-se quem pensa que, para ter essa tal privacidade, é preciso abrir mão da luz natural (usando películas blackout, por exemplo): hoje, através de tecnologias, como as refletivas, essas películas impedem que quem esteja do lado de fora consiga visualizar o interior do ambiente, sem, no entanto, prejudicar a vista de quem está do lado de dentro.

Qual película escolher para a minha casa, escritório ou outro tipo de imóvel?

Você deve ter percebido que, durante todo este artigo, fiz questão de ressaltar o avanço das tecnologias por trás das películas, não é mesmo? Pois bem, esse avanço fez com que fossem desenvolvidas várias modalidades de películas, cada uma delas, com um efeito estético e funcional diferenciado.

Por isso, antes de escolher a melhor película, pense em qual é o efeito que você quer dar ao seu espaço: Ter menos luz? Manter a luz natural e apenas diminuir a entrada de calor? Proteger contra fatores externos?

Depois de decidir, conheça os vários tipos de películas disponíveis no mercado, garantindo, sempre, que a marca escolhida por você seja de qualidade. Nesse sentido, não escolha uma marca pautando-se apenas no preço, lembre-se que, para atingir os efeitos que deseja, é preciso que as películas sejam, de fato, bem desenvolvidas e aplicadas corretamente.

Vale destacar que, além das películas arquitetônicas, existem vários tipos de películas automotivas, pensadas especificamente para serem aplicadas nos vidros de veículos, conforme as necessidades desses espaços e obedecendo às leis de trânsito que normatizam o uso de Insulfilm Automotivo. Não se esqueça!